O que devo fazer quando o celular cai na água?

Alguns dos nossos clientes chegam aqui com celular ou outro equipamento que molhou.  Na grande maioria das vezes não há muito o que ser feito pois o dano já se tornou irreversível pois a oxidação já tomou conta do equipamento.

A alegação é sempre a mesma – molhou, deixou secar, voltou a funcionar por um tempo e depois parou.

Outros informam que caiu na água há uma, duas, três semanas, mas só teve tempo de trazer agora.  Infelizmente a natureza não olha pra nossa agenda e o processo de oxidação continua.

Quando a água é salgada, no caso de água do mar – acredite, já tivemos casos assim – o problema é ainda maior pois o sal além de provocar uma maior corrosão ele também aumenta a conductibilidade da água, ou seja, a água salgada conduz a energia elétrica melhor do que a água pura, desse modo um curto irreversível pode ser imediato!

O motivo dele parar é simples, a secagem não foi completa e o processo de oxidação se iniciou corroendo o circuito ou, ainda, o equipamento ainda estava um pouco úmido e acabou tendo um curto posterior.

Então o que fazer quando seu equipamento, seja ele celular, tablet ou notebook, molhar:

  • Retire imediatamente a bateria;
  • Deixe-o o mais aberto possível para já ir secando. Retire todas tampas, capas, tudo o que puder ser desmontado sem a necessidade de ferramentas.
  • NÃO TENTE LIGÁ-LO NOVAMENTE!!!! Vença a curiosidade de saber se vai funcionar e deixe-o desligado.
  • Leve-o IMEDIATAMENTE a uma assistência técnica para limpeza e reparo.  Quanto mais rápido mais chance de salvar seu equipamento.

Para uma total remoção da água e umidade é preciso que o circuito seja totalmente imerso em álcool isopropílico, de preferência numa bacia de ultrassom para que através desse procedimento seja removido toda umidade.

Para um secagem completa utiliza-se um soprador térmico (com temperatura controlada). E não, não serve o secador de cabelo!  A temperatura alcançada pelo secador não é a mesma do soprador térmico que ajudará inclusive ressoldando o circuito!

Ainda assim é possível que seu equipamento não volte a funcionar, ou precise de algum reparo.  Afinal, ao entrar em contato com água um curto circuito foi provocado e um dano maior já pode ter ocorrido instantaneamente.

Precisando, conte conosco.