Fui recarregar meu cartucho e não ficou bom. Porquê?

Essa é uma pergunta comum em nosso atendimento: Porque meu cartucho não ficou bom?

Em primeiro lugar precisamos sempre lembrar que todo cartucho de tinta foi feito pra ser descartável.

Costumamos dizer que uma única recarga que se consiga fazer já é lucro.

Há vários fatores pelos quais o cartucho acaba não podendo ser recarregado.
Vamos tenhtar esclares os principais:

  • Circuito queimado: o circuito do cartucho está queimado.  Neste caso ocorre sempre da impressora rejeitar o cartucho, informando que ele não existe, está ausente ou ainda outra mensagem similar (isso depende do fabricante);
  • Bocal entupido:  o bocal (ou cabeça de impressão) é composto por dezenas – e até centenas – de orifícios mais finos do que um fio de cabelo, o que já é motivo suficiente para causar entupimento.O entupimento se dá pelo ressecamento da tinta.  Isso ocorre principalmente porque ao acabar a tinta o cartucho não é logo recarregado fazendo com que o resíduo de tinta resseque e entupa.
    Apesar das várias técnicas existentes para desentupir (máquinas de vácuo, ultrassom, vapor e produtos químicos) nem sempre se consegue realizar o desentupimento tornando o cartucho inutilizável.Nos cartuchos coloridos o entupimento se agrava, pois nestes existem 3 reservatórios de tinta (um pra cada cor primária) e por ser menos utilizado tende a entupir com mais facilidade.

Também nos cartuchos coloridos é comum a queima do circuito e entupimento porque muitos usuários ao imprimir e ver que as cores estão saindo erradas insistem em usar o cartucho assim mesmo.  O fato das cores estarem incorretas indica que uma das cores acabou, ou seja, o circuito e o bocal daquela cor estão trabalhando sem tinta o que faz entupir e queimar o circuito.

Vale sempre lembrar que estamos num país tropical.  O calor típico do nosso país, principalmente na região sudeste, faz com que seja mais fácil secar e entupir os cartuchos que não são utilizados com frequência.