Toner Original, Remanufaturado, Compatível e Recarregado – Qual a diferença?

Uma dúvida comum entre os usuários de impressoras a laser é sobre a diferença entre os diversos cartuchos de toner oferecidos no mercado.

 

Toner Original

O toner original é aquele fornecido pelo fabricante da impressora.  Sua qualidade é excelente, todavia seu preço é algo a considerar antes da compra.  Toners originais possuem seu preço muito elevado para o padrão do consumidor brasileiro o que deu abertura ao mercado de compatíveis e remanufaturados.

 

Toner Compatível

O toner compatível é um produto 100% novo que não é produzido pelo fabricante da impressora.  Apesar de ser produzido por outra empresa temos vistos produtos de qualidade excelente nesse mercado de compatíveis não deixando nada a desejar ao original.

 

Toner Remanufaturado, Recondicionado ou Reindustrializado

O toner remanufaturado é um cartucho usado (compatível ou original) que passou pelo processo de remanufatura ou recondicionamento.  Nesse processo ele recebe uma nova carga de pó para impressão e peças desgastadas são substituídas.  A sua qualidade depende muito da empresa que o remanufaturou.

 

Toner Recarregado

O toner recarregado é o cartucho que passou pelo processo de recarga.  A recarga é similar ao processo de remanufatura, todavia o cartucho é fornecido pelo próprio cliente.

 

O maior problema dos cartuchos não originais começam pela empresa que remanufatura/recarrega os cartuchos.  Temos visto cartuchos que não tem suas peças substituidas, bem como toner com pó em quantidade inferior à recomendada, bem como o uso de insumos de qualidade duvidosa.

Não arrisque com qualquer produto, pois o reparo de um impressora laser costuma ser bastante dispendioso.